terça-feira, 13 de abril de 2010

Oferta de pão de coco sobe 10 vezes


O produto é carro-chefe de um mix de itens destinados à Páscoa O costume cearense de presentear o alimento durante a Semana Santa é o maior responsável pela alta no consumo.


Uma tradição genuinamente cearense - de presentear amigos e parentes com pão de coco durante a Páscoa - está cada vez mais forte na Capital. Uma prova disso é o aumento da oferta em até 10 vezes em relação ao restante do ano nas panificadoras da cidade, que, "de quebra", aproveitam o incremento na procura pelo carro-chefe dos itens da Semana Santa para comercializar outra variedade de alimentos contidos na ceia; como vinhos, ovos de chocolate, trufas, uvas e até bacalhau.


Para o presidente do Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria no Estado do Ceará (Sindipan/CE), Ricardo Sales, em média, o feriado religioso é um período em que o faturamento das padarias chega a aumentar até 10%, dependendo do porte de cada estabelecimento. "A tradição de dar pão de coco de presente na Páscoa está presente na maior parte das cidades do Ceará. Essa prática não existe em nenhum outro lugar do Brasil", explica Sales, relembrando que há 20 anos, as padarias, principalmente, de Fortaleza, só vendiam esse tipo de pão no dia de hoje (quinta-feira). "Com o tempo, o produto passou a ser feito durante o ano todo, mas, em contrapartida, também puxou a venda de outros produtos na Páscoa", diz.


Segundo o empresário Alexandre Pereira, da Pão de Forno, nessa época do ano, a produção chega a 50 mil unidades de 500 gramas (10 vezes mais que no período normal). "O interessante para as panificadoras é que o pão de coco não substitui o carioquinha. Ele é comprado como um alimento a mais no feriado, para presentear as pessoas", afirma Pereira. No embalo dessa procura, a Pão de Forno já conseguiu faturar, antes mesmo do início do feriado, 10% a mais que igual período de 2009; graças a elaboração de kits com produtos diversos com coelhos de pelúcia, promoção de festivais de chocolate, venda de salgados e tortas de bacalhau e uma campanha que, amanhã, irá levar uma cliente para assistir à Paixão de Cristo em Nova Jerusalém, gratuitamente.


Na Empório Delitália, o que mais importa é conservar o sabor original do produto. Segundo o empresário Eduardo Albuquerque, o pão é feito de forma caseira, a partir do coco "in natura". "Nós optamos por raspá-lo, não comprá-lo de forma industrializada. Isso faz um diferencial muito grande na qualidade", considera Albuquerque.


Ele acrescenta, ainda, que em apenas quatro dias de Semana Santa, as vendas de pão de coco são maiores do que todo o volume negociado no ano inteiro. "De hoje até domingo, as vendas superam até a comercialização de pão francês", lembra.


De acordo com o gerente da Romana, da Avenida Santos Dumont, Germano Queiroz, o preço de R$ 2,50 no pacote de 400 gramas é o maior atrativo para os clientes. Ele afirma que a panificadora aumentou a produção em 20% para atender a demanda. "Nós esperamos um acréscimo de 10% na venda de itens de Páscoa em relação a igual feriado do ano passado", declara Queiroz.