quarta-feira, 23 de setembro de 2009

Oba, alguém trouxe o pão!

16 de outubro é o Dia Internacional do Pão; a iniciativa, que se deu em 2000 pela UIB (International Union of Bakers and Bakers-Confectioners) tem como objetivo valorizar o produto mais popular das mesas de todo o mundo.
Na nutrição, o pão é um alimento fonte de carboidratos e extremamente agradável ao sistema nervoso; acredite, comer pão dá maior agilidade mental!
Dom João VI não sabia disso quando trouxe o pão ao Brasil no séc. XIX; motivado somente pelo seu paladar, foi em sua corte que o primeiro moinho de trigo foi construído, na Bahia.
Curiosamente, nesta época no Brasil comia-se o pão de farinha de mandioca; porém um padeiro francês de sua corte fez história quando tornou popular o “novo pão”; daí o nome “pão francês” ao pão mais popular do Brasil desde então!
O pão também tem um simbolismo muito forte; surgido na Mesopotâmia (atual Iraque), este alimento, que nasce do trabalho de camponeses plantando trigo, foi desde moeda de troca à matéria-prima de milagres (multiplicação dos pães).
A Organização Mundial da Saúde recomenda que as pessoas comam 50 kg de pão por ano (consumo per capita); no Brasil, a média é de 26kg (2008); mesmo assim, nota-se um crescimento de 50% quando comparado à 1984*.
Uma vez que a profissão de padeiro já chegou a ser comparada com a de artista, arquiteto e intelectual, termino esta matéria convidando o leitor a uma reflexão:
Qual tipo de pão você mais gosta?
Francês, árabe, italiano, australiano, sueco, integral, preto, doce, de queijo ou algum outro?
Nas três lojas do Pão do Parque você encontra todas estas maravilhas fresquinhas; leve o pão para casa e reúna a família para um lanche acompanhado de bate-papo!
E então, tá esperando o que para comer mais pão?



*Fonte: Inmetro e Sindipan
Ohannes Bedoyan

Ohannes é consultor de Marketing e Negócios.
Clientes do Pão do Parque tem 10% de desconto em serviços de Marketing.

Para saber mais acesse: www.blogdoohannes.com.br