sexta-feira, 27 de agosto de 2010

Cliente decide qual o valor da conta em restaurante.

  Reprodução

Por Marcos Todeschini


Se Alex Atala e Che Guevara se juntassem para abrir um negócio, ele seria o Lentil as Anything. O restaurante australiano surgiu com um objetivo ousado: oferecer boa comida pelo preço que o cliente quiser (ou puder) pagar. A primeira unidade foi fundada há dez anos, em Melbourne. Mas foi só há um ano, com a abertura da quarta unidade, no descolado bairro de St. Kilda, que a cadeia pegou. “Idealizei um lugar democrático, onde as pessoas pudessem conviver sem a pressão social do dinheiro. Não pensei que fosse durar mais que três meses”, disse a Época NEGÓCIOS seu fundador, Shanaka Fernando, 42 anos. No restaurante não há referência a preços. Não existem comandas ou caixa. No cardápio, 20 tipos de comida quente dispostas num bufê, e café no final. Mesmo podendo sair sem tocar na carteira, as pessoas deixam, em média, US$ 11 por refeição. Colocam o dinheiro numa caixinha discreta, sobre um balcão. Durante a crise de 2008, o tíquete médio caiu para US$ 6, e o restaurante quase fechou. A maior parte dos 400 funcionários é de imigrantes que não conseguem visto. A iniciativa é do próprio Fernando, que nasceu no Sri Lanka e foi para a Austrália aos 18 anos, para estudar. “Não devo um centavo. O que sobra, invisto no negócio”, diz.

fonte: www.g1.com.br