segunda-feira, 9 de agosto de 2010

Panificação dá impulso à indústria de máquinas


Luiz Felipe Zamataro

Com o mercado aquecido e apresentando um crescimento que ronda 40% em relação ao do ano passado, as indústrias de panificação aproveitarão a 17ª edição da Feira Internacional de Panificação, Confeitaria e do Varejo Independente de Alimentos (Fipan), que começa hoje, para aumentar a produção e o número de vendas.

"O ano todo temos vendas, mas é na Fipan que as empresas deslancham no mercado e garantem seu faturamento", afirma o coordenador da Prática Technicook, empresa de fabricação de fornos profissionais para padaria, Cleyton Francisco Pereira.

A indústria que fornece para padarias passará por uma reformulação para seguir as novas normas de segurança estipuladas pela ABNT que entram em vigor este ano. "Acredito que esta medida deve novamente impulsionar as vendas das empresas que comercializam o produto já devidamente autenticado."

Para o diretor da Granomaq, Adair Sgarabotto, o fator que mais influenciou o crescimento da indústria de panificação foi a queda dos juros, aliada aos incentivos do governo federal. "O Ministério do Trabalho cobra das padarias a renovação de máquinas, iniciativa que o setor já vem tomando, e isso também ajuda nosso setor a renovar-se e a crescer." Segundo ele, a empresa deve vender 80 máquinas somente na feira e apresentar crescimento de 25% este ano.

O peruano David Pecker Namer, diretor da Argental no Brasil, acredita que o País tem condições para receber novos investimentos e continuar crescendo. "Temos uma política econômica e regras bem claras, ferramentas financeiras que permitem ao industrial investir no País, além da segurança jurídica, que é fantástica. Podemos investir em longo prazo no Brasil, porque com um governo que determina as bases e se mantém forte não há perigo de sustos nem medo. A nossa intenção é duplicar o número de vendas este ano."

fonte: http://www.dci.com.br/noticia.asp?id_editoria=7&id_noticia=335127&editoria=