terça-feira, 24 de agosto de 2010

O setor de panificação e confeitaria no Brasil


Autor: Sebrae Nacional; ABIP

Como criar um empreendimento de Panificação e Confeitaria.

A proximidade é um dos principais fatores que atraem os clientes, assim como qualidade, variedade, bom atendimento, promoções e preços competitivos
É evidente o crescimento pelo qual a panificação e confeitaria vêm passando. Atualmente, está entre os maiores segmentos industriais do Brasil, relacionando-se com outros setores da economia e constituindo-se num importante gerador de emprego e distribuição de renda. A incorporação de novos produtos e serviços e o aumento da concorrência estimulam o surgimento de diferentes perfis de lojas, cada um focado num modelo diferente de atuação.

As empresas de panificação e confeitaria estão muito presentes na vida dos brasileiros. Cada vez mais este setor incorpora novos formatos de atuação e atendimento aos clientes, indo muito além do pãozinho francês. Por outro lado, diferentes concorrentes têm incorporado os panificados em suas listas de produtos, ampliando o mercado e a disputa pelos clientes.

O setor de panificação e confeitaria responsável direto pelo atendimento à população no consumo de panificados. E este segmento é composto quase totalmente por micro e pequenas empresas, já que aquelas de grande porte não conseguem a mesma penetração junto aos clientes, apesar de terem maior volume de faturamento.

É evidente o crescimento pelo qual a panificação e confeitaria vêm passando. Atualmente, está entre os maiores segmentos industriais do país, relacionando-se com outros setores da economia e constituindo-se num importante gerador de emprego e distribuição de renda. A incorporação de novos produtos e serviços e o aumento da concorrência estimulam o surgimento de diferentes perfis de lojas, cada um focado num modelo diferente de atuação.

Percebe-se a consolidação de modelos de loja divididos em “escala industrial” e “processo artesanal”. Escala industrial é aquela mais voltada para o atacado, com
foco na fabricação de pães embalados e congelados. Panificação artesanal engloba as padarias voltadas para a venda direta ao consumidor. Subdividem-se em:

· Loja Máster: amplo mix de produtos, oferece toda a conveniência ao consumidor para que este não necessite se deslocar a outro local;

· Loja Gourmet: apresenta alimentos prontos para todas as refeições do cliente;

· Loja Express: foco em lanches e refeições rápidas, atendimento ágil;

· Loja Especializada, Confeitaria ou Boutique de Pães: fabricação própria , com qualidade e reconhecimento de “grife” de produtos.

Um ponto comum entre todos os tipos de loja está na questão do atendimento ao cliente, principalmente para suprir suas necessidades e exigências. E o principal fator determinante na escolha de onde comprar é a comodidade. Cada vez mais os consumidores têm menos disposição para preparar suas refeições. Com a correria
do dia-a-dia, pessoas morando sozinhas, casais sem filhos e que passam o dia todo fora de casa, nem sempre há disposição e/ou tempo para se criar uma refeição. Daí, quando há uma empresa que pode suprir essa necessidade a adesão é grande.

Abaixo relacionamos os principais fatores que influem na escolha do local de compra dos produtos, lembrando que a hierarquia dos mesmos varia conforme a classe social do público:

· Proximidade de casa ou do trabalho;

· Opções, variedades;

· Promoções;

· Produtos de boa qualidade;

· Preços mais baixos;

· Limpeza;

· Espaço para estacionar;

· Bom atendimento;

· Cartão do estabelecimento.

A questão da proximidade dos clientes é uma das principais características das empresas de panificação, mas fatores como qualidade, promoções e preços também
estão entre os responsáveis pela decisão de compra dos consumidores. Daí a extrema necessidade de as empresas estarem bem qualificadas para mediar essa relação com o cliente. Aproveitar tal tendência é, pois, mostrar-se consciente de estratégias de vendas, ao passo que se preparar para bem absorvê-los é fundamental.

Até porque, também são tendências do setor fatores como modernização das indústrias, adoção de processos mais eficientes de fabricação, novas tecnologias, automatização e maior controle sobre a logística de produção, inclusão de produtos com maior valor agregado, informatização e investimento cada vez mais amplo em treinamentos.