segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Você tem perfil empreendedor?

Você tem vontade de começar um negócio, mas não sabe se tem o perfil para ser um empreendedor? A coordenadora do Núcleo de Empreendedorismo da Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da PUCRS, Naira Libermann, aelaborou um mini teste para você avaliar aspectos que podem contribuir para fazer o negócio prosperar, como a capacidade de inovação ou o senso de organização. Nas respostas, você descobre por que essa característica é importante.

Faça o teste e confira as respostas abaixo:

1) Possuo uma forte necessidade de realização. Gosto não só de criar, mas também de colocar as minhas ideias em prática.
Sempre
Às vezes
Nunca

Resposta:
Uma característica fundamental do empreendedor é que ele não tem só iniciativa, mas “acabativa”. Além de ter a vontade de criar algo novo, a pessoa deve avaliar como lidou com suas experiências anteriores em colocar as ideias em prática. O empreendedor precisa ter a capacidade de tolerar a frustração, já que atrás de uma história de sucesso empresarial, sempre tem algum fracasso, que apesar de parecer negativo à primeira vista, serviu para a empresa afinar sua visão sobre o mercado.

2) Busco constantemente implementar melhorias nas atividades que desempenho.
Sempre
Às vezes
Nunca

Resposta:
A inovação pode ser radical (criação de um produto totalmente novo, como um iPad), ou incremental (aprimoramento de um produto ou processo, como um novo sabor de sorvete em um buffet), mas precisa ser valorizada e estimulada para que a nova empresa não se torne obsoleta.

3) Tenho senso de organização e controle na hora de executar as tarefas.
Sempre
Às vezes
Nunca

Resposta:
Planejamento não é uma coisa estanque, mas um processo rotineiro. Todo dia o empreendedor tem que olhar a empresa, avaliar se os processos estão adequados para atingir as metas do negócio e verificar o que pode ser melhorado.

4) Me considero uma pessoa tolerante e sou capaz de lidar com erros e conflitos com as pessoas que trabalham comigo.
Sempre
Às vezes
Nunca

Resposta:
Todo empreendedor começa apostando na questão técnica: ele tem uma boa ideia dentro de uma atividade que domina. Nem sempre, no entanto, as pessoas já iniciam o seu negócio com a capacidade de gerenciar desenvolvida. É importante saber assimilar e aprender com as frustrações geradas por projetos que não dão certo e lidar com os conflitos que surgem quando há posições divergentes entre os colaboradores. As pessoas não precisam ser melhores amigas para trabalhar junto numa equipe, mas devem ser capazes de ouvir e considerar opiniões diferentes da sua para aprimorar o negócio.